PLANO ANUAL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE - 2020
ESCOLA MUNICIPAL ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE
PROGRAMA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL- PROINFO
PLANO DE TRABALHO - ANO 2020
PROFESSOR ANTONIO ALDO DE CARVALHO - (Português e Inglês)
1- Introdução..............................................................................
2– Objetivos .....................................................................
- Objetivos Gerais...........................................................
-Objetivos específicos
3– Cronologia anual de atividades.........................................................................
4- Plano anual...........................................
5- Turno Noturno...........
6. Resultados esperados
7 - Conclusão.....
8 - Bibliografia ..........................................................................
1. Introdução
O presente projeto "Laboratório de Informática Educativa: Estratégia de Leitura Aplicada às Várias Ciências" busca esclarecer como estudantes utilizam a informática para aprimorar a leitura, estabelecer metas, desenvolver pesquisa e resolver problemas. Buscar as origens, registrar as informações, sintetizá-las e tirar conclusões lógicas do objeto em análise, são diretrizes fundamentais para análise de textos. É bom lembrar que o texto permeia por fases que garantem um estudo eficaz do objeto em análise.
Além disso, o projeto trata-se da informática educativa como mais um importante recurso pedagógico em nosso ambiente de trabalho. Sabe-se que houve época em que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Portanto, o desafio está em como estimular os jovens a buscar novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, de construir seu jeito próprio de trabalhar com o conhecimento e de reconstruí-lo continuamente, atribuindo-lhe novos significados, ditados por seus interesses e necessidades. Como gerenciar seus estudos e qualidade de projetos, como despertar-lhes o prazer e as habilidades da escrita, a curiosidade para buscar dados, trocar informações, atiçar-lhes o desejo de enriquecer seu diálogo com o conhecimento sobre outras culturas e pessoas, de construir peças gráficas, de visitar museus, de olhar o mundo além das paredes de sua escola, de seu bairro ou de seu país.
Objetivos:
2. Geral - Contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos, definindo as ações que serão desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa da Escola Estadual José Calazans Freire, para o ano de 2020, em consonância com PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.
Os jovens já estão familiarizados a ler, ouvir e entender termos como compartilhamento, redes sociais e tantos outros que sugerem interação entre os indivíduos via internet. Por isso, desenvolver atividades dentro da sala de informática que promovam essas interações entre os alunos pode ser uma excelente forma de conseguir que eles cooperem uns com os outros e, consequentemente, aprendam em conjunto.
Propor o desenvolvimento de blogs colaborativos ou a realização de trabalhos em equipe em ambientes virtuais são exemplos de atividades que podem ser propostas com o uso da informática. Tais práticas pedagógicas podem estimular a interatividade e desenvolver as capacidades trabalhadas em grupo.
3. Específicos - Sensibilizar os professores e alunos quanto à importância da informática para o desenvolvimento das habilidades de leitura, produção e interpretação de textos diversos e resolução de problemas matemáticos envolvendo conhecimento lógico.
Proporcionar aos alunos a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, com o ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as habilidades de escrita e interpretação de textos.
Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.
Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.
Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.
Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.
Introduzir no plano pedagógico musicais visando o estímulo à leitura e mostrar a importância da música no meio social e promovendo a interação entre os colegas.
Colaborar com os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.
4. CRONOGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES
METAS/AÇÕES 2019
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
| ||||||||
Divulgação em sala de aula das atribuições, realizações e pretensões do laboratório de informática
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Divulgação e elaboração de atividades a serem desenvolvidas mensalmente
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Divulgação das normas e condutas do Laboratório de informática
|
X
| |||||||||||||||||
Divulgar as ações pedagógicas da Escola através do Blog
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Seleção de alunos monitores
|
X
| |||||||||||||||||
Acompanhamento dos projetos interdisciplinares desenvolvido no laboratório
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Preparação dos alunos monitores
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Acesso a Internet para pesquisas por alunos e professores – acompanhamento dessas pesquisas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Atualização e instalação de novos softwares
|
X
|
X
|
X
| |||||||||||||||
Obtenção de softwares educativos
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Manutenção e atualização do blog da Escola
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Relatórios semestrais de utilização do laboratório
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Solicitação de manutenção periódica ao NTE/Técnico 4ª URE quando necessário
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Zelar pela integridade e funcionamento das máquinas disponíveis no laboratório.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Acompanhamento das turmas com atividades interdisciplinares nos horários vagos com musicais com playbacks;
| ||||||||||||||||||
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |||||||||
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |||||||||
4. Plano Anual
5. Turno Noturno
6. Resultados esperados
Espera-se ainda, que nosso aluno seja capaz de ingressar no mercado de trabalho podendo fazer uso das tecnologias sem receios do seu manuseio, de forma consciente e adequada que lhe permita utilizar estrategicamente as informações que recebem, e os mesmos possam converter essa informação em conhecimento ordenado e verdadeiro.
7. Conclusão
O projeto produz ensino eficaz por meio da aprendizagem cooperativa, centrada no aluno, segundo pesquisa, que a retenção de conteúdos chega a 95%, quando uma pessoa troca conhecimentos. O envolvimento dos professores cresce visivelmente à medida que o projeto vai amadurecendo. O grupo de docentes, no princípio, demonstra certa insegurança com as novas idéias e com a dificuldade de mudar o enfoque tradicional das aulas, mas, aos poucos, rende-se ao próprio entusiasmo dos colegas e de seus alunos e à necessidade de repensar sua prática de ensino.

Comentários
Postar um comentário