Projeto Anual do laboratório de Informática da Escola Estadual José Calazans Freire



PLANO ANUAL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE
PROGRAMA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL- PROINFO
PLANO DE TRABALHO  - ANO  2020

PROFESSOR ANTONIO ALDO DE CARVALHO - 58886-5

1- Introdução..............................................................................
2– Objetivos  .....................................................................
- Objetivos Gerais........................................................... 
-Objetivos específicos
3– Cronologia anual de atividades......................................................................... 
4- Plano  anual........................................... 
5- Turno Noturno...........
6.  Resultados esperados
7 - Conclusão.....
8 - Bibliografia ..........................................................................
1. Introdução
O presente projeto "Laboratório de Informática Educativa: Estratégia de Leitura Aplicada às Várias Ciências" busca esclarecer como estudantes utilizam a informática para aprimorar a leitura, estabelecer metas, desenvolver pesquisa e resolver problemas. Buscar as origens, registrar as informações, sintetizá-las e tirar conclusões lógicas do objeto em análise, são diretrizes fundamentais para análise de textos. É bom lembrar que o texto permeia por fases que garantem um estudo eficaz do objeto em análise.
Além disso, o projeto trata-se da informática educativa como mais um importante recurso pedagógico em nosso ambiente de trabalho. Sabe-se que houve época em que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Portanto, o desafio está em como estimular os jovens a buscar novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, de construir seu jeito próprio de trabalhar com o conhecimento e de reconstruí-lo continuamente, atribuindo-lhe novos significados, ditados por seus interesses e necessidades. Como gerenciar seus estudos e qualidade de projetos, como despertar-lhes o prazer e as habilidades da escrita, a curiosidade para buscar dados, trocar informações, atiçar-lhes o desejo de enriquecer seu diálogo com o conhecimento sobre outras culturas e pessoas, de construir peças gráficas, de visitar museus, de olhar o mundo além das paredes de sua escola, de seu bairro ou de seu país.
Objetivos:
2. Geral - Contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos, definindo as ações que serão desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa da Escola Estadual José Calazans Freire, para o ano de 2015, em consonância com PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.
3. Específicos - Sensibilizar os professores e alunos quanto à importância da informática para o desenvolvimento das habilidades de leitura,produção e interpretação de textos diversos e resolução de problemas matemáticos envolvendo conhecimento lógico
Proporcionar aos alunos a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, com o ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as habilidades de escrita e interpretação de textos.

Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.

Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.

Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.

Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.

Introduzir no plano pedagógico musicais visando o estímulo à leitura e mostrar a importância da música no meio social e promovendo a interação entre os colegas.
 

Colaborar com os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.

4. CRONOGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES 



METAS/AÇÕES 2019
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Divulgação em sala de aula das atribuições, realizações e pretensões do laboratório de informática



X







X




Divulgação e elaboração de atividades a serem desenvolvidas mensalmente



X



X



X



X



X



X



X



X



X



X
Divulgação das normas e condutas do Laboratório de informática


X









Divulgar as ações pedagógicas da Escola através do Blog



X



X



X



X



X



X



X



X



X



X
Seleção de alunos monitores

X









Acompanhamento dos projetos interdisciplinares desenvolvido no laboratório



X



X



X



X



X



X



X



X



X



X
Preparação dos alunos monitores

X

X








Acesso a Internet para pesquisas por alunos e professores – acompanhamento dessas pesquisas




X




X




X




X




X




X




X




X




X




X
Atualização e instalação de novos softwares


X

X





X


Obtenção de softwares educativos


X





X



Manutenção e atualização do blog da Escola

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X
Relatórios semestrais de utilização do laboratório





X





X
Solicitação de manutenção periódica  ao NTE/Técnico 4ª URE quando necessário


X


X


X


X


X


X


X


X


X


X
Zelar pela integridade e funcionamento das máquinas disponíveis no laboratório.



X



X



X



X



X



X



X



X



X



X
Acompanhamento das turmas com atividades interdisciplinares nos horários vagos com musicais com playbacks;






















X


X


X


X


X


X


X


X


X


X




X


X


X


X


X


X


X


X


X


X
4. Plano Anual

5. Turno Noturno

6.  Resultados esperados

Através da utilização da sala de informática, espera-se que os alunos percebam o computador como uma ferramenta que pode auxiliá-lo nas pesquisas de informação a partir da utilização da internet e das mídias de comunicação, tendo em vista que a maquina e suas ferramentas não são suficientes para a elaboração de tarefas, é necessário a interferência humana com suas múltiplas inteligências fazer o bom uso desse recurso tendo-o como um aliado ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal, cujos recursos, são fundamentais para a elaboração do trabalhos pedagógicos que o ajudará na construção de sua formação pessoal.

Espera-se ainda, que nosso aluno seja capaz de ingressar no mercado de trabalho podendo fazer uso das tecnologias sem receios do seu manuseio, de forma consciente e adequada que lhe permita utilizar estrategicamente as informações que recebem, e os mesmos possam converter essa informação em conhecimento ordenado e verdadeiro. 


7. Conclusão

O projeto produz ensino eficaz por meio da aprendizagem cooperativa, centrada no aluno, segundo pesquisa, que a retenção de conteúdos chega a 95%, quando uma pessoa troca conhecimentos. O envolvimento dos professores cresce visivelmente à medida que o projeto vai amadurecendo. O grupo de docentes, no princípio, demonstra certa insegurança com as novas idéias e com a dificuldade de mudar o enfoque tradicional das aulas, mas, aos poucos, rende-se ao próprio entusiasmo dos colegas e de seus alunos e à necessidade de repensar sua prática de ensino.


8. Fontes de pesquisa: Internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO ANUAL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE - 2020

Exército da Venezuela entra em confronto com manifestantes na fronteira com o Brasil