Projeto Anual do laboratório de Informática da Escola Estadual José Calazans Freire
PLANO ANUAL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ CALAZANS FREIRE
1- Introdução..............................................................................
2– Objetivos .....................................................................
- Objetivos Gerais...........................................................
-Objetivos específicos
3– Cronologia anual de atividades.........................................................................
4- Plano anual...........................................
5- Turno Noturno...........
6. Resultados esperados
7 - Conclusão.....
8 - Bibliografia ..........................................................................
1. Introdução
O presente projeto "Laboratório de Informática Educativa: Estratégia de Leitura Aplicada às Várias Ciências" busca esclarecer como estudantes utilizam a informática para aprimorar a leitura, estabelecer metas, desenvolver pesquisa e resolver problemas. Buscar as origens, registrar as informações, sintetizá-las e tirar conclusões lógicas do objeto em análise, são diretrizes fundamentais para análise de textos. É bom lembrar que o texto permeia por fases que garantem um estudo eficaz do objeto em análise.
Além disso, o projeto trata-se da informática educativa como mais um importante recurso pedagógico em nosso ambiente de trabalho. Sabe-se que houve época em que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Portanto, o desafio está em como estimular os jovens a buscar novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, de construir seu jeito próprio de trabalhar com o conhecimento e de reconstruí-lo continuamente, atribuindo-lhe novos significados, ditados por seus interesses e necessidades. Como gerenciar seus estudos e qualidade de projetos, como despertar-lhes o prazer e as habilidades da escrita, a curiosidade para buscar dados, trocar informações, atiçar-lhes o desejo de enriquecer seu diálogo com o conhecimento sobre outras culturas e pessoas, de construir peças gráficas, de visitar museus, de olhar o mundo além das paredes de sua escola, de seu bairro ou de seu país.
Objetivos:
2. Geral - Contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos, definindo as ações que serão desenvolvidas no Laboratório de Informática Educativa da Escola Estadual José Calazans Freire, para o ano de 2015, em consonância com PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.
3. Específicos - Sensibilizar os professores e alunos quanto à importância da informática para o desenvolvimento das habilidades de leitura,produção e interpretação de textos diversos e resolução de problemas matemáticos envolvendo conhecimento lógico
Proporcionar aos alunos a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, com o ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as habilidades de escrita e interpretação de textos.
Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.
Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.
Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.
Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.
Introduzir no plano pedagógico musicais visando o estímulo à leitura e mostrar a importância da música no meio social e promovendo a interação entre os colegas.
Colaborar com os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.
Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.
Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.
Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.
Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.
Introduzir no plano pedagógico musicais visando o estímulo à leitura e mostrar a importância da música no meio social e promovendo a interação entre os colegas.
Colaborar com os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.
4. CRONOGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES
METAS/AÇÕES 2019
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
| ||||||||
Divulgação em sala de aula das atribuições, realizações e pretensões do laboratório de informática
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Divulgação e elaboração de atividades a serem desenvolvidas mensalmente
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Divulgação das normas e condutas do Laboratório de informática
|
X
| |||||||||||||||||
Divulgar as ações pedagógicas da Escola através do Blog
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Seleção de alunos monitores
|
X
| |||||||||||||||||
Acompanhamento dos projetos interdisciplinares desenvolvido no laboratório
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Preparação dos alunos monitores
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Acesso a Internet para pesquisas por alunos e professores – acompanhamento dessas pesquisas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Atualização e instalação de novos softwares
|
X
|
X
|
X
| |||||||||||||||
Obtenção de softwares educativos
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Manutenção e atualização do blog da Escola
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Relatórios semestrais de utilização do laboratório
|
X
|
X
| ||||||||||||||||
Solicitação de manutenção periódica ao NTE/Técnico 4ª URE quando necessário
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Zelar pela integridade e funcionamento das máquinas disponíveis no laboratório.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| ||||||||
Acompanhamento das turmas com atividades interdisciplinares nos horários vagos com musicais com playbacks;
| ||||||||||||||||||
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |||||||||
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |||||||||
5. Turno Noturno
6. Resultados esperados
Através da utilização da sala de informática, espera-se que os alunos percebam o computador como uma ferramenta que pode auxiliá-lo nas pesquisas de informação a partir da utilização da internet e das mídias de comunicação, tendo em vista que a maquina e suas ferramentas não são suficientes para a elaboração de tarefas, é necessário a interferência humana com suas múltiplas inteligências fazer o bom uso desse recurso tendo-o como um aliado ao seu desenvolvimento intelectual e pessoal, cujos recursos, são fundamentais para a elaboração do trabalhos pedagógicos que o ajudará na construção de sua formação pessoal.
Espera-se ainda, que nosso aluno seja capaz de ingressar no mercado de trabalho podendo fazer uso das tecnologias sem receios do seu manuseio, de forma consciente e adequada que lhe permita utilizar estrategicamente as informações que recebem, e os mesmos possam converter essa informação em conhecimento ordenado e verdadeiro.
7. Conclusão
O projeto produz ensino eficaz por meio da aprendizagem cooperativa, centrada no aluno, segundo pesquisa, que a retenção de conteúdos chega a 95%, quando uma pessoa troca conhecimentos. O envolvimento dos professores cresce visivelmente à medida que o projeto vai amadurecendo. O grupo de docentes, no princípio, demonstra certa insegurança com as novas idéias e com a dificuldade de mudar o enfoque tradicional das aulas, mas, aos poucos, rende-se ao próprio entusiasmo dos colegas e de seus alunos e à necessidade de repensar sua prática de ensino.
8. Fontes de pesquisa: Internet
8. Fontes de pesquisa: Internet

Comentários
Postar um comentário